No final de novembro, a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, de Deutsche Forschungsgemeinschaft) aprovou o financiamento para criação do novo Centro de Pesquisa Colaborativa (CRC, do inglês Collaborative Research Centre) denominado “Tecnologias de produção inteligentes para estruturas plásticas leves com classificação 3D dedicada à carga da arquitetura de reforço”. A Faculdade Técnica da Renânia-Vestfália (RWTH) da Universidade de Aachen – que sedia o Instituto para o Processamento de Plásticos IKV – , e as Universidades Técnicas de Chemnitz e de Dresden participam de forma conjunta do projeto pioneiro que pode garantir até doze anos de pesquisa tecnológica de alto nível voltada para a criação de estruturas construídas com materiais plásticos visando à mobilidade sustentável.
O novo centro de pesquisa visa criar componentes plásticos leves e eficientes que se destaquem pela arquitetura de reforço adequada à carga. A iniciativa poderá fomentar o surgimento de novos materiais poliméricos, especialmente para as indústrias automotiva e de aviação, que se beneficiarão de novos componentes leves, estáveis e recicláveis.
O professor Christian Hopmann, do IKV (RWTH Aachen), apresenta a proposta de projeto do novo centro de pesquisas aos membros da Associação de Patrocinadores do IKV.
Na primeira fase de financiamento, o CRC se concentrará na pesquisa de tecnologias e processos de fabricação que integram reforços de fibra contínua e descontínuos. Essa combinação permite um projeto de material apropriado para carga e torna os componentes adequados para produção em massa. Ao mesmo tempo, grande importância é atribuída à sustentabilidade: a pesquisa considerará estratégias de reciclagem já durante a fase de desenvolvimento para otimizar todo o ciclo de vida dos produtos.
Também nesta fase, a equipe de pesquisa desenvolverá dois demonstradores - um elemento estrutural perfilado e um plano - que servirão como ambiente de teste para as novas tecnologias. A cada ano subsequente de financiamento, a complexidade dos componentes aumentará, de modo a atender aos requisitos da indústria a longo prazo.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: IKV
Leia também:
Mais Notícias CCM
A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.
30/05/2025
A Syensqo consolidou o desenvolvimento de um componente do bico de uma aeronave da Boeing, em que o titânio foi substituído por plástico reforçado.
26/05/2025
A Techmation lançou um novo controlador para máquinas injetoras que pode ter sua capacidade de troca de dados ampliada de forma modular.
30/04/2025